Águas Calientes

Aguas Calientes

A famosa cidade de Aguas Calientes é ponto de partida para todos aqueles que desejam conhecer Machu Picchu. Esta cidade turística reúne toda a infraestrutura necessária, como hotéis, restaurantes, bares, mercados de artesanato e muito mais. Está localizada a 10 quilômetros da Cidadela Inca e funciona também como um ponto estratégico de descanso tanto para os trilheiros, quanto para aqueles que simplesmente irão visitar esta famosa maravilha do mundo Machu Picchu.

Originalmente, a cidade era usada como um centro de manutenção da rede ferroviária que conectava Cusco a Santa Ana, em 1901. Eventualmente, os trabalhadores decidiram se estabelecer no local e criaram a cidade que conhecemos hoje, apesar disso, a cidade não tinha propósitos de atender às demandas turísticas, até que Hiram Bingham compartilhou Machu Picchu com o resto do mundo.

Fato interessante: A pequena cidade é muito conhecida como Aguas Calientes, porém, seu nome legal é Machu Picchu Pueblo. Aguas Calientes é o nome atual do rio que cruza a cidade.

A chamada Machu Picchu Pueblo recebe cerca de 1.500 turistas por dia, tornando esta uma das cidades mais visitadas do Peru, embora muitos destes viajantes passem por ela somente com o intuito de chegar a Machu Picchu. No entanto, Aguas Calientes possui muitas atrações que valem a pena visitar, além do famoso santuário Inca.

A natureza exuberante da região é incomparável, uma vez que a cidade está situada no meio de montanhas imponentes e, como mencionado anteriormente, um rio divide a cidade em duas partes que são conectadas por um sistema de pontes. De qualquer maneira, o cenário de Aguas Calientes é de tirar o fôlego e, por isso, segue encantando a todos que a visitam. Para saber mais detalhes sobre este destino, continue lendo!

Clima em Aguas Calientes

Aguas Calientes está localizada no coração da floresta nublada, situada em uma altitude de 2.040 metros acima do nível do mar. Portanto, esta região possui um clima predominantemente subtropical úmido, que é dividido em duas estações bem-marcadas:

– Estação chuvosa: Começa em novembro e vai até abril. Fortes tempestades de chuva são esperadas neste período e as temperaturas podem variar entre 20ºC e 8ºC.

– Estação seca: Ocorre durante maio e outubro, embora algumas chuvas ocasionais possam ocorrer durante esta estação particular.

Para te ajudar a organizar sua viagem de acordo com o clima, preparamos um guia informativo sobre a melhor época para visitar o Peru. Confira!

O que fazer em Aguas Calientes?

Embora a atração principal aqui seja Machu Picchu, a cidade de Aguas Calientes oferece as condições perfeitas para entrar em contato com a natureza e os belos cenários da região. Aqui listamos algumas atrações locais e você pode encontrar muito mais no menu desta página!

1. Montanha Putucusi

A imponente Montanha Putucusi está localizada a poucos minutos de Aguas Calientes. Está situada a uma altitude de 2.560 metros acima do nível do mar, oferecendo uma vista incrível de Machu Picchu e seus arredores. No entanto, a trilha até o topo da montanha é bastante desafiadora, especialmente, porque você terá de subir uma escada de madeira para alcançar o cume.

É válido mencionar também que não há taxas de entrada para escalar esta montanha. Entretanto, não recomendamos realizá-la durante o período de chuvas, pelo menos não sem o acompanhamento de um guia. Atualmente este atrativo está fechado até segunda ordem.

2. Fontes Termais de Aguas Calientes

Qual seria a melhor maneira de relaxar depois de um dia inteiro de aventuras senão tomar um banho nas Fontes Termais de Aguas Calientes? Honestamente, não sabemos dizer… Este atrativo consiste em um grupo de piscinas termo medicinais localizado a 800 metros da praça principal de Machu Picchu Pueblo.

As temperaturas destas águas ricas em minerais variam entre 38ºC e 46ºC. Elas são reconhecidas por suas propriedades curativas que ajudam a aliviar o estresse e toxinas do corpo, aumentar o metabolismo e prevenir contra hipertensão arterial. Este local é um atrativo pago e fica aberto das 5h às 19h30.

3. Museu Machu Picchu

Também conhecido como Museo de Sitio Manuel Chávez Ballón, está localizado a um quilômetro de Machu Picchu. Foi construído em 1960 com o propósito de exibir todos os detalhes culturais da Cidadela Inca.

O museu possui uma coleção de peças arqueológicas que foram encontradas no sítio arqueológico. Algumas destas peças foram enviadas para a Universidade de Yale para serem estudadas e, mais tarde, voltaram para o Peru.

Além disso, esta atração compreende lindos jardins botânicos com uma exibição da flora local da região, onde possuem uma distintiva coleção de orquídeas.

4. Borboletário de Machu Picchu

Sem sombra de dúvidas, a grande biodiversidade que cerca Machu Picchu é incomparável, já que possui diferentes espécies de plantas, animais e cerca de 500 espécies de borboletas. Devido a isso, há um local que fica somente a 15 minutos de Aguas Calientes, chamado de Wasi Pillpi, que significa “Fazenda de Borboletas” em quéchua.

Se você deseja aprender mais sobre a diversidade natural desta região, este lugar único possui cerca de 400 espécies de borboletas, e voluntários te levam por um tour guiado por todo o recinto, mostrando a importância destes insetos dentro do ecossistema.

5. Jardines de Mandor

Para aqueles que desejam mergulhar na exuberante natureza desta autêntica região, recomendamos fortemente que você pague uma visita a esta Reserva Ecológica. Está localizada a 3,5 km de Aguas Calientes, aos pés da Montanha Huayna Picchu.

Estes jardins pertenceram a uma família desde 1960, mas somente na década de 1990 decidiram abrir suas portas ao público. Este é um local que busca a preservação do ecossistema e seus arredores.

Como chegar a Aguas Calientes?

Devido à localização remota desta pequena cidade é fácil acessá-la usando trem ou uma combinação de ônibus e caminhada. Aqui temos algumas recomendações para te ajudar a decidir, pensando na experiência que você gostaria de ter:

1. Trens para Aguas Calientes

As viagens de trem são as formas mais procuradas para chegar a Aguas Calientes, devido à sua eficiência, mas acima de tudo, pois te levam por cenários mágicos ao longo das altas terras peruanas e da floresta nublada. No entanto, existem diferentes tipo de vagões e trens para todos os gostos e perfis, aqui estão os mais reconhecidos:

– Trem Expedition: Este trem de classe turística é um dos serviços mais populares para chegar a Machu Picchu. O trem parte das estações de Cusco, Ollantaytambo e Aguas Calientes.

– Trem Vistadome: Para aqueles que estão buscando experienciar a natureza exuberante do interior de Cusco, este trem panorâmico oferece janelas que vão do chão ao teto, serviço de bordo e shows de danças típicas. Este trem parte das estações de Cusco, Urubamba, Ollantaytambo e Aguas Calientes.

– Trem Vale Sagrado: Este é um dos trens mais luxuosos para chegar a Machu Picchu. Viaje através do tempo nesses vagões com estilo da década de 1920 e tenha a experiência do melhor do Vale de Urubamba e da selva peruana.

2. Ônibus para Aguas Calientes

Infelizmente não existe uma estrada direto para Aguas Calientes, mas você pode ir de ônibus até a cidade mais próxima e depois caminhar até Machu Picchu Pueblo.

– Primeiro, você terá de pegar um ônibus de Cusco para Hidroelectrica, o que costuma levar cerca de 6 horas.

– Depois, será necessário caminhar pelos trilhos por cerca de 3 horas para chegar ao seu destino, Aguas Calientes.

No entanto, não é aconselhável usar este transporte durante o período de chuvas, por conta da instabilidade da estrada que fica propensa a deslizamentos de terra.

Planejar sua viagem ao Peru sabendo quais meios de transporte serão utilizados é a melhor forma de começar! Além disso, é importante ter as melhores informações ao seu dispor, portanto, leia mais sobre os destinos do Peru em nosso site.

Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo que você precisa para ter uma experiência autêntica em nosso país. Confira nossos pacotes e comece a planejar a viagem da sua vida!

Imagen de avatar de Emamania
Emamania