Machu Picchu

Como Chegar a Machu Picchu

Chegar ao sítio arqueológico de Machu Picchu, no Peru, requer um planejamento cuidadoso de viagem. A escolha depende muito do tipo de experiência que você deseja ter. Existem diversas formas de chegar a Machu Picchu, desde a maneira tradicional até aventuras pela trilha Inca. A cidade, cercada por montanhas e floresta, garante que todo esforço seja recompensado. Aqui, vamos explorar as principais maneiras de chegar a Machu Picchu e as alternativas que levam a esta maravilha incrível

A forma tradicional e mais confortável: 

O sítio arqueológico de Machu Picchu está localizado na vila de Águas Calientes, também conhecida atualmente como Machu Picchu Pueblo, que faz parte da região de Cusco, no Peru. Localizada a quase 100 km da cidade de Cusco. O trajeto mais tradicional para chegar ao sítio arqueológico de Machu Picchu, partindo da cidade de Cusco, pode levar cerca de 4 horas e pode ser realizado de muitas formas.

Para chegar a Machu Picchu de maneira simples e direta, o itinerário pode ser organizado assim:

 Voo do Brasil até Lima.
 Conexão aérea de Lima para Cusco, com duração aproximada de 1 hora.
• Viagem de Cusco até Machupicchu Pueblo, que pode ser feita de trem (em torno de 4 horas) ou por uma combinação de ônibus e trem (aproximadamente 4h 10min).
 Finalmente, um trajeto de ônibus de aproximadamente 30 minutos leva do povoado de Machupicchu até o próprio sítio arqueológico de Machu Picchu.

Primeiro Passo: Viagem do Brasil a Lima

Iniciando a aventura em direção a Machu Picchu, a rota mais comum começa com um voo do Brasil para Lima que é a capital do Peru. A conexão aérea é necessária, já que não existem voos diretos do Brasil para o aeroporto da cidade de Cusco, a cidade chave para acessar Machu Picchu. De São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília, empresas como a Latam oferecem voos diretos para Lima, com a duração média de 5 horas a partir de São Paulo.

Segundo Passo: Lima para Cusco

Após desembarcar em Lima, o próximo passo é um voo de aproximadamente uma hora para a cidade de Cusco. Cusco, além de ser uma porta de entrada para conhecer Machu Picchu, é um destino fascinante por si só, cheio de história e cultura. Vale a pena passar alguns dias aqui para se aclimatar à altitude e explorar as belezas locais. 

Muitos se perguntam sobre a viabilidade de viajar de ônibus entre Lima e Cusco, mas apesar da curta duração do voo, a viagem de ônibus pode levar até 24 horas. Além da economia de tempo, a viagem aérea oferece mais conforto e vistas deslumbrantes dos Andes. As companhias aéreas que operam voos diretos de Lima para Cusco são LATAM Airlines, Sky Airline e JetSMART. É sempre uma boa ideia verificar diretamente com as companhias aéreas para receber informações atualizadas.

Terceiro Passo: De Cusco a Machu Picchu Pueblo

A viagem de Cusco a Machu Picchu Pueblo tem algumas etapas. Sem uma estrada direta para carros até Machu Picchu, a maioria opta por ir de carro até Ollantaytambo e depois seguir de trem. Essa jornada leva cerca de 4 horas. Há opções para um passeio rápido de um dia ou uma estadia mais relaxante em Machu Picchu Pueblo ou mais conhecido de  Águas Calientes, que oferece uma variedade de hotéis, lojas e restaurantes.

Para os que preferem uma viagem mais rápida, recomendamos o serviço bimodal (ônibus + trem), que combina um trajeto de ônibus até Ollantaytambo e depois um trem para Machu Picchu Pueblo. Outra opção é pegar um trem diretamente de Cusco.

Como Funcionam os Serviços de Trem:

Com respeito aos serviços de trem para viajar a Machu Picchu, existem duas empresas que operam nessa parte do país: a Peru Rail e a Inca Rail. Essas duas companhias oferecem serviços quase idênticos e possuem vagões de diferentes classes, variando desde opções mais simples até as mais confortáveis. Por isso, os valores variam bastante de acordo com o dia, a época do ano e a classe do vagão escolhido. No entanto, existem preços para todos os gostos.

Partindo da Cidade Cusco: Três Principais Maneiras

1. Viajar de Trem para Machu Picchu Pueblo a partir de Cusco: é uma escolha confortável. A Peru Rail opera trens que partem tanto da estação de Poroy, que fica a 11 km do centro de Cusco, quanto da Estação San Pedro, localizada no centro histórico. Se você deseja conforto, recomendamos o trajeto a partir da Estação San Pedro, que leva cerca de 4 horas.

2. Viajar de Serviço combinado de ônibus e trem Partindo de Cusco: Primeiro, você pega um ônibus ou van de Cusco até Ollantaytambo, que fica a 60 km de distância, e depois segue de trem até Machu Picchu Pueblo. Tanto a Peru Rail quanto a Inca Rail disponibilizam este serviço, que leva aproximadamente 4 horas e 10 minutos no total, dividido em 2 horas de ônibus e 1 hora e 15 minutos de trem.

3. Pegar o trem para Machu Picchu saindo de Ollantaytambo, no Valle Sagrado: Essa cidade, a 60 km de Cusco, é fascinante e merece uma visita ao seu sítio arqueológico. Você pode ir até Ollantaytambo de ônibus ou transporte coletivo, passar o dia explorando a área e depois ir para Machupicchu Pueblo de trem. Uma alternativa é fazer um passeio de um dia pelo Valle Sagrado que termine em Ollantaytambo, e de lá, seguir por conta própria para Machu Picchu

Quarto Passo: De Machupicchu Pueblo ao sítio arqueológico

Machupicchu Pueblo, também conhecido como Águas Calientes, é a cidade base para visitar o sítio arqueológico de Machu Picchu. Além disso, este vilarejo é ideal para aqueles que planejam passar a noite, oferecendo várias opções de hotéis, restaurantes, bancos e casas de câmbio. Para chegar ao sítio arqueológico, os visitantes podem pegar um ônibus, que realiza o trajeto em cerca de 30 minutos. 

É bom saber que o ônibus é o único meio de transporte autorizado nas estradas que levam a Machu Picchu, e você pode comprar o bilhete de ônibus lá mesmo em Aguas Calientes. Entretanto, para quem prefere, é possível caminhar de Águas Calientes até o sítio arqueológico de Machu Picchu. Essa caminhada pode ser cansativa, porque o caminho é íngreme e tem quase 9 km. Se você gosta de caminhar, uma opção recomendada seria subir de ônibus e descer a pé, o que leva, em média, uma hora de caminhada.

Trilha Inca Para Machu Picchu:

Se você gosta de caminhadas, pode escolher fazer a Trilha Inca. Reserve um passeio com uma agência especializada nos destinos do Peru. Muitas das pessoas optam por sair de Cusco e se aventurar pela trilha inca que leva até Machu Picchu, essa é uma das Rotas mais famosas no mundo e admirada pelos amantes da natureza e caminhadas. 

Para realizar esta aventura completo, são de 42 km em 4 dias de caminhada, a vantagens de fazer esse tour você estará se aventurando vai ter a oportunidade de conhecer sítios arqueológico, muitas construções incas, é necessário fazer a reserva antecipada e ter uma assistência de agência que são conhecedores  de essa rota, A trilha inca o último dia de caminha ao ingressar pela porta de Sol nos dá uma emocionante entrada a Maravilha do mundo Machu Picchu, tudo esforço teve uma recompensa com uma vista maravilhosa.

Rota Alternativa de Cusco para Machu Picchu em Ônibus 

A rota alternativa de Cusco para Machu Picchu é uma escolha popular entre os viajantes aventureiros. A viagem de ônibus de Cusco a Santa Teresa leva cerca de 5 horas. De Santa Teresa, segue-se uma curta viagem de táxi coletivo até a estação Hidroeléctrica, que dura aproximadamente 30 minutos. 

Da Hidroeléctrica, os viajantes podem optar por uma caminhada de 2 horas até a vila de Águas Calientes ou escolher um trem que dura cerca de 45 minutos. A última etapa até Machu Picchu pode ser realizada de ônibus ou a pé, partindo de Águas Calientes, como já mencionamos anteriormente.

Finalmente, estas são as maneiras mais práticas de chegar ao sítio arqueológico de Machu Picchu, embora existam outras opções como as trilhas Salkantay e Lares, que são mais desafiadoras. Você pode decidir de acordo com a experiência e aventura que está buscando. Cusco oferece várias opções que levam até Machu Picchu, mas recomendamos muito fazer isso com a ajuda de uma agência de viagens, como a Viagens Machu Picchu, que conhece bem os destinos do Peru. 

Prepare-se e viva as melhores experiências com nossos pacotes de viagem que levam para Machu Picchu e outros lugares imperdíveis!

Imagen de avatar de Emamania
Emamania