Dicas para Viagem ao Peru e Machu Picchu

Bem vindo ao Peru! Está buscando um destino para férias emocionantes e cheias de aventuras? Então, não procure mais, porque o Peru é o lugar perfeito para você. 

Peru é um destino privilegiado com uma diversidade única de paisagens, cultura e gastronomia. Desde a exuberante costa Peruana, as majestosas montanhas dos Andes até as vastas selvas do Amazonas e as místicas ruinas da civilização Inca, Peru tem tudo para todos os gostos. 

Deseja aventuras extremas? No Peru você poderá desfrutar de esportes de aventura como o parapente, sandboard e o rafting. Explore a natureza, visitando o cânion do Colca e o parque nacional do Manu e sua fauna e flora única no mundo. 

Se prefere a história e a cultura, não perca a cidadela Inca de Machu Picchu, as misteriosas linhas de Nazca ou a sagrada cidade Caral. Além disso, você poderá desfrutar da deliciosa gastronomia peruana, uma fusão de sabores pré-hispânicos, europeus e asiáticos. 

Assim que, se busca uma experiência inesquecível, Peru é o destino perfeito! Vem e descubra um país cheio de aventuras, histórias, cultura e gastronomia, garantimos que essa será uma das melhores escolhas! 

Motivos para viajar para o Peru:

► O Peru é um país mágico, com paisagens naturais de tirar o fôlego, gastronomia entre as melhores do mundo, cultura e história sem igual e atrações para todos os estilos de viajantes. Ou seja, simplesmente perfeito! 

► O Peru possui uma das 7 maravilhas do mundo moderno, Machu Picchu, a cidadela perdida dos Incas, do século XV que foi descoberta no século passado, onde você visualiza a harmonia da natureza junto com o trabalho perfeito da sua arquitetura.

► Para os brasileiros, uma das vantagens é que é perto. Um voo para o Peru leva em torno de 6h. Ideal para quem não tem muito tempo para viajar e quer aproveitar ao máximo o destino.

► Outra vantagem é que não é necessário passaporte para viajar para o Peru. O país faz parte do Mercosul, portanto, o único documento exigido para brasileiros é o RG (Documento de Identidade). Rápido e fácil!

► Para quem quer economizar, o país também é uma excelente opção, já que os passeios, a alimentação e outros costumam ser mais em conta.

► Se você nunca viu neve, então viajar ao Peru pode ser uma ótima opção! O Peru tem parte importante dos Andes, e aqui você pode encontrar paisagens brancas de tirar o fôlego, como a região de Ancash, Huaraz ou a trilhas por Cusco que tornarão a sua experiência única. 

► O Peru é um país diversificado e todos podem apreciar suas manifestações culturais expressadas em seu folclore, gastronomia, costumes e tradições conservadas até os dias de hoje. Aqui, com certeza, você encontrará opções de atividades perfeitas para você, independente do seu estilo e objetivo. 

Como chegar no Peru? Quais são as companhias aéreas com voos para o Peru? 

Existem duas principais maneiras de chegar no Peru: de ônibus e de avião. Tudo depende do quanto de dias você terá disponível para viajar, quanto pretende investir na viagem e quão confortável você deseja a experiência.

Viagem de ônibus para o Peru: Após a pandemia a principal empresa que realizava o trecho direto São Paulo – Lima deixou de operar, no momento uma empresa *TransAcreana* está iniciando a rota ainda tímidamente, saindo do destinos Rio de Janeiro, São Paulo, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho e Rio Branco,  por isso  ao decidir realizar essa viagem é necessário pesquisar e se informar bem com a companhia que está operando. 

Cruzeiros: Esta é uma opção diferente, mas possível! Você pode embarcar em um cruzeiro que faça escala em Lima e daí adentrar em outras regiões do país!

Voos para o Peru: As companhias aéreas que possuem voos do Brasil para o Peru são: LATAM, COPA AIRLINES e AVIANCA. Todos os voos que saem do Brasil têm como destino a capital peruana: a cidade de Lima, sendo assim, para chegar a outros destinos, é necessário embarcar em um voo interno. Veja mais detalhes abaixo:

Voos de Ida (Brasil – Lima e Lima – Brasil)

ORIGEM – DESTINOTEMPO DE VIAGEMCOMPANHIA AÉREASDIAS
São Paulo – Lima 05h15 horasLATAM, AVIANCASaidas Diarias
Rio de Janeiro – Lima05h30 horasAVIANCASaidas Diarias
Porto Alegre – Lima05h00 horasAVIANCATerça, Sexta, Domingo

Voos de Retorno

ORIGEM – DESTINOTEMPO DE VIAGEMCOMPANHIA AÉREASDIAS
Lima – São Paulo05h15 horasLATAM, AVIANCASaidas Diarias
Lima – Rio de Janeiro05h30 horasAVIANCASaidas Diarias
Lima – Porto Alegre05h00 horasAVIANCASegunda, Quarta, Sábado

As companhias aéreas que realizam o trecho interno de Lima a Cusco, Arequipa, Juliaca, Trujillo e vice-versa são as seguintes:

LATAM
Avianca
Sky Airlines
Areolíneas Argentinas

Qual é a melhor época para visitar Machu Picchu?

Os melhores meses para viajar a Machu Picchu são Junho e Julho, porém são os meses de maior movimento turístico. A semana mais movimentada é a do dia 24 de Junho, quando acontece em Cusco a festa de Inti Raymi, a famosa Festa do Sol.

Já entre os meses de dezembro a março, acontece a temporada das chuvas no Peru e a baixa temporada de viagem no país. São meses mais quentes, mas com grande chance de chuva.

Mas é importante ressaltar que o Peru recebe turistas o ano todo com atrações sempre abertas. E, mesmo nos meses chuvosos, há vantagens de viajar na baixa temporada no Peru. Por exemplo, é possível viajar para Machu Picchu com menor movimento na cidade e com algumas facilidades: há mais vagas em hotéis e trens e mais espaços em tour de última hora. Os preços neste período também costumam ser mais competitivos, perfeito para quem quer economizar.

Leia nosso Blog para saber mais sobre a melhor época para viajar para Machu Picchu e Peru

Peru precisa de passaporte? E visto? Quais documentos levar para o Peru?

Bom, agora de fato vamos começar a planejar a viagem para o Peru. Como falado acima, uma das vantagens de escolher o país milenar dos incas como seu próximo destino é a facilidade para ingressar, sem burocracias.

O documento exigido para brasileiros no Peru é o Documento de Identidade, que precisa ser original e ter menos de 10 anos de emissão e estar em boas condições. Claro que, se você tiver o passaporte, é possível utilizá-lo, desde que tenha validade de até 6 meses a data da viagem. Além disso, na entrada da cidadela inca de Machu Picchu terá um carimbo de lembrança da sua visita, e quem possui passaporte terá um carimbo de Machu Picchu. Muito especial!

Para qualquer dúvida sobre o assunto, o ideal é entrar em contato com o consulado peruano no Brasil.
 

Onde eu tiro o passaporte para o Peru?

Procure um departamento da Polícia Federal. Caso não tenha um DPF na sua cidade ou próximo, pode acessar o site da Polícia Federal e encontrar uma cidade perto de você para o seu atendimento. Nos períodos de férias a grande demanda atrasa o processo. O passaporte hoje é válido por 10 anos, assim não há necessidade para deixar para última hora.

Precisa de visto para entrar no Peru?

Não. Existe um acordo entre o Brasil – Peru e todos os outros países da América do Sul, com exceção da venezuela e das Guianas, chamado Acordo Mercosul, que dispensa a necessidade de visto para todos aqueles que estão em viagem de turismo e negócios.

Vale recordar que mesmo com esse acordo, você terá que parar nos postos fronteiriços para apresentar os documentos exigidos. Estar dispensado do visto não dá direito à entrada automática em qualquer país. A decisão final sobre sua entrada somente é dada no ponto de entrada pela autoridade de imigração. 

Apenas cidadãos provenientes do países listados abaixo necessitam de visto para entrar no país: Cuba, El Salvador, Haiti, Nicarágua, Albania, Armenia, Azerbaijão, Bosnia, Herzegovina, Georgia, Kosvo além de todos os países da Ásia.

Posso acampar na cidadela Inca de Machu Picchu?

Infelizmente não é permitido. O último acampamento, Wiñaywayna, é realizado para quem faz a famosa Trilha Inca, que fica aproximadamente duas horas de caminhada de Machu Picchu. A cidadela sagrada está aberta para o público das 05h30 até as 16h30. Caso queira conhecer Machu Picchu por mais um dia, terá que dormir em um hotel do povoado de Aguas Calientes que fica a uns 30 minutos de carro.

Leia nosso Blog sobre as atrações de Machu Picchu > 12 atrativos turísticos da cidadela de Machupicchu

Um dia é suficiente para conhecer Machu Picchu?

Recomendamos normalmente um dia inteiro para poder conhecer completamente a cidadela inca de Machu Picchu, subir até Huaynapicchu ou montanha Machu Picchu para ter uma visão espetacular das ruínas.

Se você quiser conhecer calmamente TODOS os templos e atrações de Machu Picchu, o que se pode fazer é dormir uma noite em Aguas Calientes e revisitar a cidadela no dia seguinte. Neste caso, será necessário pagar uma nova entrada.

Qual o limite de visitantes para Machu Picchu? 

No momento, Machu Picchu manterá seu aforo de, 4.044 visitantes diários durante a primeira metade do ano de 2023. Tenha em conta que os 9 horários da cidadela tem um tempo de visita máximo de 3 horas. 

Já para a trilha inca são permitidos apenas 500 viajantes por dia, incluindo guias, carregadores, assistentes de guias, turistas e outros.

Para subir a montanha Waynapicchu, são permitidos apenas 400 pessoas por dia, sendo que são separados em 2 grupos de 200 visitantes: O primeiro grupo das 07h00 às 08h00 e o segundo grupo das 10h00 às 11h00.

Machu Picchu está fechada na época das chuvas?

Machu Picchu não fecha nunca, somente fecha quando acontece uma greve ou algum desastre natural, e assim que se recupera reabre novamente. No entanto, a Trilha Inca fecha em fevereiro, por causa das chuvas, para ser realizada a manutenção e limpeza.

Preciso comprar o ticket de trem e a entrada para Machu Picchu com antecedência?

Por se tratar de uma das 07 maravilhas do mundo, com uma alta demanda, nunca é cedo demais para garantir seu Ticket de ingresso para Machu Picchu, ticket de trem e ticket para subir a Waynapicchu ou a Montanha Machu Picchu. O recomendado é que as reservas sejam feitas com pelo menos 3 meses de antecedência.
 

Quais são as estações de trem próximas de Cusco e Machu Picchu?

► Wanchaq: Estação localizada na mesma cidade de Cusco.

► Poroy: É a mais próxima e fica a 25 minutos de táxi da cidade de Cusco.

► Ollantaytambo: Depois de finalizar o tradicional passeio do Valle Sagrado dos Incas, é possível unir o passeio ao horário do trem e ganhar tempo para chegar a Machupicchu.

► Urubamba: Estação que fica localizada dentro do hotel Tambo Luxury, não é muito utilizada.

► Águas Calientes: Chamada de estação Machu Picchu, é um povoado que fica a 25 minutos de viagem da cidadela Inca de Machu Picchu.

Como é o clima no Peru?

Peru tem um clima bastante diversificado, pois a influência da cordilheira dos Andes e da corrente de Humboldt faz com que o país tenha 84 zonas de clima das 114 zonas do mundo.

► A costa: tem temperaturas moderadas, baixos índices de precipitação e alta umidade, chegando a temperaturas de 23 a 25ºC°.

 A serra: a chuva é frequente durante o verão e começo do outono, durante a primavera e inverno, os dias são calorosos com uma temperatura máxima de 25 C° e as noites são frias com mínima de 0 C° com geadas razoáveis.

► A selva: é caracterizada pelas fortes chuvas, umidade, e altas temperaturas. Para mais informações sobre o clima do Peru entre em contato com o seu agente de viagens.

É verdade que Machu Picchu vai fechar?

Em realidade não. Sendo uma das maravilhas do mundo e uma das principais atrações turísticas do país, isso está fora de questão. Mas o que pode ocorrer é a diminuição do número de visitantes diários na cidade. Essa será possivelmente uma das alternativas para evitar a degradação do lugar causada pelo grande fluxo de turistas.

Qual moeda levar para o Peru?

A moeda local peruana é o Novo Sol ou Soles, mas para quem parte do Brasil para o Peru, o mais recomendado é levar uma quantia em reais e outra quantia menor em dólares americanos.

Os reais serão utilizados nas casas de câmbio no Peru, e aí o ideal é trocar um tanto para soles e o restante em dólar. Os soles serão usados em comércios menores e mais informais, já o dólar é a moeda mais aceita no país e possui uma boa cotação, sendo  aceito em hotéis, restaurantes, para a passagens de trem para Machu Picchu e outros. O câmbio só deverá ser feito em casas recomendadas pela sua agência de viagem.

Usar cartão de crédito também é uma opção. Visa, Mastercard, Dinners, American Express e outros costumam ser bem aceitos nos comércios. Porém é bom estar por dentro das cobranças do seu banco para esse tipo de atividade internacional. Alguns cartões de bancos brasileiros podem ser usados para realizar saques, já convertidos para a moeda local. No Peru, só não recomendamos a Global Net que trabalha com o banco INTERBANK, por possuir a taxa mais alta de uso, recomendamos sacar da caixa do banco do estado, MULTIRED, que é fácil de conseguir.

Quando se visita outro país e para trocar qualquer moeda, procure realizar os cambio sempre nas casas que recomenda a agência de viagens tendo assim segurança e melhores cotações. Somente aceite notas em bom estado de conservação. Nunca aceite uma nota rasgada principalmente o dólar.

Taxa de Câmbio

MOEDA ESTRANGEIRA NUEVOS SOLES (S/.)
Reais (R$) * 0,70
Dólares Americanos (USD) * 3.50
Euros (€) * 4.15

Taxa de câmbio referencial sujeito a variações e ultimamente pela subida e descida do dólar Americano.

Quais são os cartões mais aceitos no Peru para o turismo?

Os cartões mais aceitos no Peru são os que possuem as bandeiras mostradas a seguir: Visa, Mastercard, Dinners e American Express.

O que levar para o Peru? Que roupa levar para o Peru?

É aconselhável levar roupa de frio em qualquer época do ano e principalmente levando em conta as grandes altitudes e as regiões de montanha do país.  Nestas condições o clima muda constantemente, por isso é sempre recomendado levar roupas de frio e calor.

A lista básica de itens para levar para o Peru é: calças, camisetas, casacos, sapatos confortáveis para caminhada, protetor solar, repelente de inseto, chapéu, boné, óculos de sol e capa de chuva ou jaqueta impermeável para as meses chuvosos.

A dica é sempre escolher primeiro a época que irá viajar e as atividades do roteiro e depois adaptar a sua mala de acordo com isso. Por exemplo, se seu roteiro incluir muitas trilhas no Peru, não esqueça de levar roupas e calçados específicos para isso.

Em geral, é recomendável levar roupa cômoda e prática que te permita se mover facilmente e se adaptar aos diferentes climas e situações que você poderá encontrar durante a sua viagem. Também é importante recordar que no Peru há muitas oportunidades para comprar roupa e artesanatos locais, assim que você pode deixar um espaço em suas malas para levar recordações desta incrível viagem. 

Leia o blog sobre a roupa e equipamentos para a Trilhas > Saíba o que levar para a trilha Inca e Salkantay

Quais são os melhores lugares para comprar souvenirs no Peru?

A equipe de Viagens Machu Picchu recomenda comprar as lembranças no Centro Artesanal de Cusco, onde os preços são reduzidos e existe maior oferta e demanda diversidade de artesanatos e lugar seguro e cômodo. Aconselhamos levar para comprar neste lugar dinheiro em efetivo em Nuevos Soles.

Não é recomendável comprar perto da Praça das Armas, levando em conta que as lojas nos arredores apresentam preços mais caros. Prefira mercados e feiras de artesanato local.

Para outras perguntas, acesse o nosso site de em Dicas Machu Picchu.

Quais vacinas são necessárias para o Peru?

As vacinas não são obrigatórias para visitar Peru, mas é aconselhável pelo menos a vacina contra a febre amarela por ser um país tropical. Se está pensando ir somente para Cusco e Machu Picchu não precisa tomar vacina para a febre amarela, porque é uma zona seca e fria.

Quais os principais destinos no Peru? E quais passeios e tours são recomendados? 

Lima:
► Lima Iluminada e Tour Gastronômico
► Circuito Mágico das Águas
► City Tour Moderno e Colonial
► Tour Arqueológico Pachacámac
► Circuito de Museus em Lima

Veja os Pontos Turísticos de Lima > Atrativos e Pontos Turísticos de Lima

Ica:
► Full Day Oásis Huacachina 

Cusco:
► Circuito arqueológico na cidade
► Tour Maras Moray e Salineras
► Tour Valle Sagrado dos Incas
► Tour Valle sul de Cusco
► Visita guiada em Machu Picchu

Veja os Pontos Turísticos de Cuzco >  Atrativos e Pontos turísticos de Cusco, Cuzco.

Lago Titicaca com visita as ilhas flutuantes:
► Rota do Sol
► Lago Titicaca Vivencial com pernoite na casa da família local
► Chullpas de Sillustani
► Turismo Vivencial em Uros e Taquile

Veja os Pontos Turísticos de Puno > Atrativos e Pontos turísticos de Puno e Lago Titicaca

Arequipa:
► City tour pela cidade e arredores
► Cânion del Colca
► Visita guiada no monastério de Santa Catalina

Veja os Pontos Turísticos de Arequipa > Atrativos e Pontos turísticos de Arequipa.

Nazca e Paracas:
► Sobrevoo nas linhas de Nazca
► Tour Islas Ballestas
► Tour reserva nacional de Paracas
► Visita à bodega de Pisco e vinho

Veja os Pontos Turísticos de Nazca e Paracas > Atrativos e Pontos turísticos de Nazca e Paracas

Quais são os restaurantes mais recomendados na cidade de Cusco?

► La Ciciolina – Oferecem pratos para o primeiro dia (comida leve)

► Inka Grill – Pratos típicos da região.

► El Limo – Gastronomia peruana.

► El Incanto – Pratos feitos de carne (Parrilhas, Bisteck, e outros)

► El Pachapapa – Pratos típicos regionais.

► La Chicha – Pratos locais e gastronomia peruana.

► El Map Café – Pratos Internacionais e peruanos.

► El Tunupa – Pratos peruanos e regionais.

► Don Tomas – Comida Leve, e pratos peruanos.

► El Marengo – Ótimo lugar para comer Pizzas.

► La Cusqueñita – La quinta Eulalia – Don Mateo – Restaurantes populares com música e dança típica.

Leia nosso Blog de Sanctuary Lodge > Saíba mais do Restaurante Sanctuary Lodge em Machu Picchu

Quais são os pontos turísticos da cidade de Cusco?

► Praça de Armas de Cusco: Conhecido como o coração da cidade.

► Catedral de Cusco: Ótimo lugar para a observação de pinturas, telas e a arquitetura local.

► Mercado San Pedro: Um ótimo lugar para interagir com a cultura local.

► Bairro de San Blas: Conhecido como o bairro dos artistas de Cusco.

► Qoricancha: Templo principal do deus Sol.

► Centro Qosqo de Arte Nativa: Teatro de dança e musica andina.

► Museu Inca: O melhor museu da cidade de Cusco.

Veja mais atrativos, passeios e pacotes para machu picchu

Como é a vida noturna em Cusco? Melhores baladas e bares da cidade:

A vida noturna da cidade de Cusco tem muitas opções para quem gosta de baladas, bares, boates. Veja alguns deles:

► Mama Africa: Ótimo lugar para quem gosta de interagir com pessoas de outras nacionalidades.

► Mithology: Ambiente agradável com aulas de Salsa de graça.

► Ukukus: Boate com música ao vivo, após as 22h00 vira a uma balada local.

► Museo del Pisco: Se quer degustar a bebida nacional do Peru visite este fabuloso ambiente.

Leia nosso Blog da Vida Noturna > Saíba mais da Vida Noturna de Lima e Cusco

Quais são os idiomas e línguas mais utilizadas no Peru?

O idioma predominante no Peru é o Espanhol. Além do Espanhol, há duas línguas oficiais: o Quechua, que é mais falado na região da serra central, e o Aymara, língua ainda falada na região de Puno e Bolívia.

Qual a voltagem no Peru? 

A voltagem padrão no Peru é 220 volts, mas nos hotéis de categoria 5 e 4 estrelas se pode achar também a de 110 volts. Alguns hotéis contam com transformadores que reduzem a voltagem de 220 a 110 volts.

Telefones úteis: 

Os números mostrados abaixo lhe ajudarão na sua viagem ao Peru. Para realizar chamadas dentro da região de Lima são sete dígitos e 6 dígitos em outras regiões do Peru, veja os seguintes prefixos telefônicos para o Peru.

Prefixos:

PAÍS E REGIÕES CÓDIGO DAS CIDADES
Peru (código do país) +51
Lima01
Cusco 84
Puno51
Arequipa54
Ica – Nazca56

Telefones de emergência:

INSTITUIÇÃO TELEFONE
Policia Nacional 105
Policia de Turismo Cusco 084 -246088
Cruz Vermelha 115
Defensa Civil 110
Aeroporto de Cusco 084 – 222611
Aeroporto de Lima Internacional  01 -5116055
Peru Rail Estação Cusco 084 – 232671

Transporte na cidade de Cusco, Puno, Arequipa e outros. 

O transporte mais utilizado nestas regiões é o serviço público (ônibus) e a tarifa depende da distância e pode variar entre S/. 1,00 sol até S/. 2,00 soles.

serviço de táxi depende muito da distância e da hora. Uma dica valiosa que deixamos aqui: no Peru não existe taxímetro, ou seja, o preço da corrida é combinado com antecedência e é sempre válido negociar. Use sempre táxis autorizados, que possuem números telefônicos visíveis e leve dinheiro trocado para evitar qualquer situação ruim.

Com respeito a capital do Peru, Lima, as distâncias são muito longas e o valor do serviço de táxi varia dependendo da hora e do lugar.

Horários de atendimento no Peru, Cusco e Lima

► Restaurantes: 09h00 às 22h00 horas.
► Lojas: 09h00 às 21h00 horas.
► Supermercados: Abertos das 09h00 às 20h00.
► Mercados municipais: Aberto das 09h00 às 17h00.
► Casas de Câmbio: 09h00 às 17h00 horas.

Os horários mostrados acima são indicativos e correspondem a cidades grandes, em cidades pequenas e remotas estes podem variar consideravelmente dependendo da região. 

Qual a melhor forma de levar o dinheiro para o Peru? Qual moeda levar para o Peru?

Aconselhamos trazer dólares americanos para sua viagem ao Peru, isso ajuda muito na cotação e tem mais facilidade para o câmbio. Para fazer pagamentos de despesas, pode-se efetuar com seu Cartão de Crédito em qualquer estabelecimento no Peru, com as bandeiras Mastercard, Visa, Dinner e American Express.

Por outro lado, durante sua estadia no país, procure ter um monto de dinheiro nacional sempre na mão, pois ainda que o dólar está muito difundido no país, em lugares distantes como em povoados não se aceita esta moeda. 

Com a Viagens Machu Picchu você terá uma viagem tranquila, com conforto e segurança. Entre em contato com nosso time de especialistas e monte seu roteiro personalizado, temos opções de pacotes para o Peru, Machu Picchu.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *