Fontes Termais de Aguas Calientes

Para aqueles que estão vindo da Trilha Inca ou de qualquer outra trilha para Machu Picchu, ficarão felizes em saber que há um ponto especial na cidade de Aguas Calientes que irá ajudá-los a curar os músculos doloridos, além de relaxar a mente em um local mágico cercado pela natureza e montanhas imponentes.

Sim, estamos cientes de que a maioria dos viajantes vêm para Aguas Calientes somente para visitar a famosa cidadela Inca e depois voltam para Cusco. Mas há muito mais experiências que a também conhecida Cidade de Machu Picchu pode oferecer, e você deveria saber mais sobre isso!

Aguas Calientes recebe esse nome devido a estes atrativos dos quais falaremos nesta matéria, mas além disso, ainda possui um mercado de artesanato, mercado municipal, infraestrutura turística com muitos restaurantes e opções de hospedagem, além da igreja, da praça principal e da prefeitura local.

Tire ao menos 2 dias para sua aventura em Machu Picchu e descubra as maravilhas naturais escondidas nesta região de conto-de-fadas. Nesta seção, falaremos sobre as melhores atrações em Aguas Calientes, reforçamos que… não se trata do santuário histórico em cima da montanha!

Como já mencionamos, Aguas Calientes também é conhecida por suas fontes termo-medicinais, um grupo de 5 piscinas de águas termais com temperaturas que variam dos 39ºC até os 46ºC. Gostaria de saber o que as torna especiais? Continue lendo, porque aqui te contaremos tudo!

Águas curativas de Machu Picchu

As fontes termais estão localizadas a apenas 800 metros da praça principal da cidade de Machu Picchu (ou Machu Picchu pueblo, como também é conhecido o vilarejo atualmente, por ser o mais povoado da região), por isso estes atrativos são facilmente acessíveis a partir de qualquer vila turística. Estes banhos quentes se originaram graças à atividade vulcânica da região e, mais tarde, foram adaptadas ao turismo.

A água emerge de canais subterrâneos d’água que são conduzidos a estas piscinas. As águas possuem uma coloração levemente amarelada, o que pode dar a impressão de sujeira, porém, não se preocupe, isso ocorre devido à composição química da água, sendo que o responsável por esta coloração é o enxofre.

Graças à sua composição rica em minerais, as fontes termais são conhecidas por ajudar com problemas reumáticos e muito mais. Alguns de seus benefícios são:

  1. – Melhorar o metabolismo e a digestão;
  2. – Ajuda o corpo a liberar toxinas;
  3. – Equilibra a pressão sanguínea;
  4. – Melhora a oxigenação da pele;
  5. – Ajuda a aliviar dores musculares.

Além disso, se você está se sentindo cansado após a sua aventura pelos Andes até Machu Picchu, este é o melhor lugar para sentar-se e relaxar antes de voltar para Cusco sentindo-se totalmente renovado.

Embora as piscinas não sejam tão fundas ou grandes o suficiente para nadar, eles certamente ajudam a relaxar a mente e a se conectar profundamente com a natureza. Como mencionamos antes, o local é cercado por um belo cenário natural que irá te cativar. Com certeza você não pode deixar de visitá-las!

Se você está pensando sobre as instalações do local, o complexo oferece uma infraestrutura básica com vestiários, chuveiros, banheiros e uma cafeteria. Os banhos quentes ficam abertos de segunda-feira a domingo, das 5h da manhã até às 20h.

Com todos estes benefícios propiciados pelas águas termais mágicas de Aguas Calientes somado a todos os encantamentos proporcionados pelas paisagens naturais e pela história desta região, é impossível não ficar com vontade de passar pelo menos algumas horas relaxando nas piscinas termais, não é mesmo?

Por isso, continue lendo para descobrir como chegar até elas. Você vai ver que é mais fácil do que imagina e vale muito a pena estender sua visita para conhecer este atrativo!

Como chegar às Fontes Termais de Aguas Calientes?

Como o nome indica, elas estão localizadas dentro da cidade de Aguas Calientes, a apenas alguns minutos da praça principal. Para chegar lá é simples, seguindo pela avenida Hermanos Ayar, uma das principais avenidas da cidade.

Tenha em mente que não existem táxis em Aguas Calientes, por isso, você terá de ir a pé até às fontes, mas isso não é tão difícil. Aguas Calientes proporciona um cenário dos sonhos, onde a fauna e a flora da região irão te acompanhar ao longo do caminho.

Gostaria de conhecer mais sobre o Peru? Aqui você encontrará todas as informações que você precisa para sua viagem. Nossa equipe de experts locais tem preparado os guias informativos mais completos sobre os destinos para você.

Além disso, se você está ansioso para conhecer o Peru ao máximo, confira nossos pacotes. A Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo que você precisa para ter uma experiência autêntica no Peru

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *