Inti Raymi – Festa do Sol

Onde é a Festa do Sol no Peru?

O Inti Raymi acontece na cidade de Cusco, antiga capital do Império Inca. Esta, que uma das principais festas do Peru, é realizada primeiro em Qoricancha, depois na praça maior de Cusco e finaliza no centro Arqueológico de Sacsayhuaman.

Quando é a Inti Raymi, Festa do Sol?

Festa do Sol é realizada todos os anos no dia 24 de junho juntamente com as festividades do solstício de inverno no hemisfério sul.

Como é a Festa do Sol?

A maior festa de Cusco e de todo o Peru, a Festa do Sol, existe desde a época Inca. Hoje oferece uma superestrutura e comodidades aos seus visitantes. A organização está a cargo da prefeitura de Cusco através da EMUFEC, uma empresa criada especialmente para a organização de festas na cidade. 

Para assistir a cerimônia completa é necessário realizar a compra de um ingresso através de uma agência de viagens e turismo, sendo necessário escolher o setor desejado. Devido à grande procura pelo ingresso da Festa do Sol, as vagas acabam rápido, sendo necessário reservar o seu lugar neste evento tão importante com bastante antecedência.

Se você pretende vir para o Inti Raymi em Cusco entre em contato com a nossa equipe com bastante antecipação e nós providenciaremos todo o necessário para que você desfrute desta incrível festa sem preocupações. A Festa do Sol, que dura todo o dia 24 de junho, tem início pela manhã no Qoricancha (o templo do sol Inca) e se dirige até a Plaza de Armas. No período da tarde, em seu ápice, a celebração se desloca à explanada de Sacsayhuaman, ruínas megalíticas de uma grande fortaleza cerimonial Inca.

História da Festa Inti Raymi Cusco:

Na época Inca esta era a principal data festiva, pois se tratava da comemoração do solstício de inverno. A religião incaica estava centrada no culto ao sol, sua principal divindade. Os próprios Incas se diziam filhos do sol, sendo o Deus Sol sua principaldivindade.

Antigamente a cerimônia ocorria na atual Plaza de Armas, que na era incaica se chamava Huacaypata (lugar de pranto, em tradução livre do idioma quéchua). Mesmo depois da invasão e conquista por parte dos espanhóis, os cusquenhos continuaram realizando esta cerimônia, ainda que de forma escondida. Em comparação ao ritual original, atualmente existem algumas diferenças. 

Em 1944 graças aos esforços do erudito Dr. Humberto Vidal Unda o Inti Raymi passou ao calendário oficial de festas da cidade e também ganhou um roteiro específico. Por muitos anos este roteiro sofreu uma série de mudanças devido ao trabalho de historiadores e arqueólogos que gradualmente foram resgatando informações e dados que resultaram em atualizações nas celebrações relacionadas à atual Festa do Sol.

Festividade da Pachamama Raymi

Onde acontece a Festa Pachamama Raymi?

A Pachamama Raymi ou Dia da Mãe Terra acontece na cidade de Cusco.

Quando é a celebração Pachamama Raymi e Cusco?

A festa da Mãe Terra é celebrada anualmente no dia 1 de agosto. 

Como é a Festa Pachamama Raymi?

Nesta data todo o sul andino realiza uma série de rituais à Mãe Terra. O mês de agosto de uma forma geral é dedicado à Pachamama, mas o primeiro dia é o mais importante. Como de costume são realizados uma série de rituais ou “pagos” à terra, com alimentos, bebidas e uma série de objetos. Estes rituais são realizados somente por sacerdotes andinos ou “altomisayoq”. 

O objetivo é agradecer todo o obtido no ano anterior e garantir que nada falte no próximo ano. Estas cerimônias podem ser longas e seguem sistematicamente costumes ancestrais. No final a oferenda é queimada. Neste dia os camponeses não trabalham a terra.

História da Pachamama Raymi:

A Pachamama era considerada uma das divindades mais importantes na antiga cultura Inca, era a mãe, a provedora de todo o necessário para a subsistência humana. Também se relacionava com proteção e fertilidade. Na época Inca os rituais incluíam sacrifícios de animais. Nesta celebração o homem andino exalta o aspecto masculino da natureza (os Apus, ou montanhas) e o aspecto feminino (a terra) baseado na tradição andina da reciprocidade. 

Entre as muitas atrações de Cusco, você pode incluir em seu roteiro de viagem algumas experiências mais profundas, como cerimônias xamânicas e espirituais. Que tal? Consulte seu agente de viagens!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *