Lago Titicaca

O Lago Titicaca está localizado no sudeste do Peru, na região de Puno. Esta maravilha natural está situada a uma altitude de 3.812 metros acima do nível do mar, tornando este o lago navegável mais alto do mundo. Além disso, este gigante corpo d’água tem uma extensão de 8.372 km². Portanto, pelo volume de água e pela área da superfície, este é o maior lago da América do Sul.

Este lago de água doce também é compartilhado com a Bolívia, que possui 44% de sua extensão, enquanto 56% pertencem ao Peru. Entretanto, a cultura dos habitantes do lago permaneceu intocada em ambas as partes. Além disso, esta região foi declarada uma Reserva Nacional em 1978 com o intuito de preservar também sua flora e fauna.

De acordo com histórias antigas, o Lago Titicaca foi o berço do Império Tahuantinsuyu, já que foi aqui onde o Deus do Sol Inti criou os primeiros Incas, Manco Capac e Mama Ocllo, que iniciaram a peregrinação em busca da terra prometida para estabelecer o famoso império.

A expressão cultural no Lago Titicaca é uma das mais fortes e diferentes do Peru, devido à conservação de seus antigos costumes. Muitos de seus habitantes ainda falam as antigas línguas quéchua, aymara e uro, embora acredite-se que a última esteja quase extinta.

Ainda que existam muitas ilhas no lado peruano do Lago Titicaca, somente três destas são abertas ao turismo. Entretanto, o lago recebe cerca de 750.000 turistas por ano, tornando este um dos principais destinos turísticos no Peru.

Clima no Lago Titicaca

Lago Titicaca está localizado na região dos Andes, o que significa que o local possui duas estações ao longo do ano. É válido mencionar que, devido às elevadas altitudes, a incidência solar é mais forte nesta área.

– Estação chuvosa: Tem início em dezembro e termina em abril. As temperaturas variam entre 15ºC e 1ºC e fortes tempestades são esperadas ao longo deste período.

– Estação seca: É considerada a estação mais fria do ano. Ocorre entre maio e outubro com temperaturas abaixo de 0ºC durante a noite.

Se você está planejando uma viagem ao Peru, precisa saber tudo sobre o clima para organizar sua mala de acordo com os destinos. Portanto, preparamos um guia para que você saiba qual é a melhor época para viajar para o Peru.

O que fazer no Lago Titicaca?

1. Ilhas Flutuantes de Uros

As Ilhas Flutuantes de Uros são um grupo de cerca de 100 ilhas artificiais construídas inteiramente de uma planta aquática encontrada nos arredores do lago, chamada de Junco de Totora. Estas ilhas são lar da comunidade de Uro, uma civilização que, de acordo com historiadores, foi identificada da região mais antiga de Collasuyo.

Estas ilhas se tornaram muito populares entre turistas, aqui você aprenderá sobre a cultura e os costumes de seus habitantes, assim como sobre a forma como construíram estas ilhas flutuantes, como pescam e cozinham.

2. Ilha Taquile

Esta ilha possui uma superfície de 5,72 km², e é famosa por ser a principal produtora de tecidos de alta qualidade em todo Peru, uma tradição que tem sido realizada a gerações. A Ilha Taquile possui uma população de 2.200 habitantes e é a segunda maior ilha no lago.

Embora não existam hotéis nesta localização remota, algumas famílias ficam felizes em receber você em suas casas, o que fará a sua experiência no local ainda mais intimista.

3. Ilha Amantani

A Ilha Amantani é a maior ilha no lago, possui uma extensão de 9,28 km². Assim como a Ilha Taquile, sua primeira fonte econômica é a atividade turística, mas na ilha também se vive da indústria têxtil e da agricultura.

Cerca de 800 famílias vivem nesta ilha e cada uma tem um papel importante em seu desenvolvimento econômico. Por exemplo, algumas famílias dependem do turismo, por isso sempre recebem visitantes em suas casas.

Além disso, algumas estruturas pré-colombianas se encontram no topo das colinas da região, que também oferecem paisagens incríveis do fascinante Lago Titicaca.

Como chegar ao Lago Titicaca?

Para visitar o Lago Titicaca é necessário estar em Puno, que é facilmente acessível de ônibus, trem ou de avião até o aeroporto mais próximo. Aqui estão algumas recomendações sobre estes meios de transporte:

– De ônibus: Para aqueles que buscam uma experiência única pelas terras peruanas, recomendamos fazer uma viagem de ônibus para diferentes destinos dentro de seu itinerário. Felizmente, você pode ir para Puno saindo de qualquer região do país. A rota mais procurada começa em Cusco, chamada de Ruta del Sol, nesta você terá a oportunidade de conhecer diferentes estruturas pré-colombianas e paisagens fascinantes. Saiba mais sobre esta experiência aqui!

– De avião: Infelizmente, não há aeroporto em Puno. Entretanto, você pode voar até o aeroporto mais próximo, que está localizado em Juliaca, a uma hora da Capital Folclórica do Peru. É válido mencionar que os voos comerciais são muito mais caros em comparação aos preços dos ônibus.

– De trem: Tenha a experiência da sua vida a bordo do luxuoso trem Belmond Andean Explorer, uma rota de trem que conecta Arequipa, Puno e Cusco em uma viagem mágica pelos Andes peruanos. Saiba mais sobre isso aqui!

Planejar uma viagem ao Peru exige ter muitos detalhes em mente e conhecer os melhores meios de transporte é um destes. Lembrando que contar com a assistência de uma equipe preparada dará um toque ainda mais especial à sua viagem, além de aumentar a tranquilidade de que tudo vai dar certo. Entre em contato com nossos experts locais!

Viagens Machu Picchu faz questão de te oferecer tudo que você precisa para ter a melhor experiência em nosso país, confira também nossos pacotes.