Dicas

O que levar para Machu Picchu?

Machu Picchu, a cidadela perdida dos incas é, sem dúvidas, a principal atração turística do Peru e um dos melhores destinos da América do Sul, além de ser uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Ou seja, é um lugar que você precisa colocar na sua lista de viagem.

Mas sabemos que muitas pessoas que viajam para o Peru ficam com dúvidas sobre Machu Picchu: como ir para a cidadela, qual a melhor época, o que levar para Machu Picchu, ir de trem ou a pé, etc… por isso, vamos deixar aqui umas dicas valiosas para você consiga planejar com tranquilidade a sua viagem, principalmente na hora de arrumar as malas, assim você não esquece itens essenciais e também não leva nada a mais.  

Onde fica Machu Picchu?

Antes de saber o que levar, é interessante saber a localização, assim já é possível entender melhor o clima e outras características. Bom, o centro turístico do país é a cidade de Cusco, que fica a aproximadamente 112 km de distância de Machu Picchu, é a cidade mais próxima da cidadela, sendo a base para vários outros passeios na região, como a Montanha Colorida, Vale Sagrado dos Incas, Laguna Humantay e outros.

Aos pés de Machu Picchu tem um pequeno vilarejo, chamado Águas Calientes, que é passagem para todos os turistas. Tanto o povoado quanto a cidadela inca estão em meio às montanhas, a mais de 2.400 metros de altitude.

O que levar para Machu Picchu? 

Primeiramente, lembre-se que este é um destino de aventura e que envolve caminhadas, por isso inclua na sua mochila itens leves e só leve o necessário. Além disso, para ficar mais fácil montar a sua mala de mão, preste atenção no que pode entrar na cidadela e escolha também como prefere chegar em Machu Picchu. Nem todos sabem, mas existem dois jeitos para isso: de trem ou por trilhas.

O passeio de trem é o mais convencional, escolhido pela maioria dos turistas por ser mais fácil, rápido e cômodo, saindo de Cusco e indo até Aguas Calientes. Já escolher ir caminhando para Machu Picchu pode ser mais desafiador, mas não há dúvidas que será recompensador e uma experiência única. Vamos explicar abaixo o que levar em cada uma dessas situações:

► Machu Picchu de trem: a primeira informação importante que você deve levar em consideração no passeio de trem para Machu Picchu é que as empresas que fazem o trajeto estipulam algumas regras. Por exemplo, só é permitido levar uma bagagem de até 5kg, ou seja, a sua mala principal deve permanecer no seu hotel em Cusco (não se preocupe, os hotéis são confiáveis e possuem serviço de armazenamento de bagagem).

Portanto, durante o passeio de trem e dentro da cidadela inca só são permitidas mochilas pequenas. Por isso é importante otimizar seu espaço, levando apenas o que for realmente útil. Abaixo tem uma listinha dos itens essenciais para o passeio.

• Repelente de mosquitos: já que Machu Picchu está situada em uma área de floresta tropical, dependendo da época de visitação, é bem provável que você encontre muitos mosquitos por lá.

• Protetor solar: item importante em qualquer passeio da região, em Machu Picchu em especial, por ser um passeio ao ar livre.

• Capa de chuva: o tempo na cidadela inca é instável e pode mudar com frequência, portanto, uma capa de chuva ou jaqueta impermeável é de grande utilidade, ainda mais se sua viagem ocorrer na época das chuvas no Peru.

• Garrafa de água: lembre-se que você irá caminhar, então é importante manter-se hidratado. Além disso, não há lojas dentro do parque de Machu Picchu.

• Óculos e chapéu: mantenha-se protegido do sol, principalmente durante as estações de seca.

• Câmera: claro que você não vai querer perder nenhum momento deste tour incrível, por isso leve sua câmera fotográfica para guardar para sempre os registros do passeio.

► Machu Picchu por trilhas: para os mais aventureiros, chegar caminhando em Machu Picchu será mais emocionante, mas prepare-se para dias de caminhada. Uma das melhores opções é percorrer a famosa Trilha Inca, percurso que leva de 2 a 4 dias de caminhada. Neste caso, não esqueça de colocar na mochila alguns itens básicos:

• Material para trekking: traga consigo equipamentos leves e confortáveis, como uma mochila impermeável, bastão para trekking, bota de caminhada confortável, roupas quentes e leves. Caso não tenha, não se preocupe, é possível comprar lá ou encontrar lugares para alugar.

• Capa de chuva: ou jaqueta impermeável, para ocasionais mudanças climáticas, pois o clima pode variar bastante na região.

• Protetor solar: se faz ainda mais necessário, uma vez que você passará muitas horas caminhando exposto ao sol.

• Óculos de sol e bonés: para evitar muita exposição aos raios de sol.

• Roupas quentes: as noites costumam ser mais frias, com temperaturas menores, por isso não esqueça de colocar na mala alguns itens para enfrentar o frio.

• Remédio para altitude: recomendamos fazer uma aclimatação antes, mas ainda assim é possível sofrer alguns sintomas do mal da altitude, pensando nisso leve com você algumas folhas de coca ou soroche, um remédio específico vendido nas farmácias de Cusco e região. 

Qual a melhor época para conhecer Machu Picchu?

Nossa última dica sobre o que levar para Machu Picchu: escolher a melhor época para viajar, prestando atenção nas condições climáticas. Nós sempre recomendamos que a viagem ocorra de abril a novembro, período com menos chances de chuvas no país, ou seja, estes são os meses de alta temporada e também de temperaturas mais frias.
 
De dezembro a março é o período de baixa temporada de viagem no Peru, com mais chances de chuvas, porém com temperaturas mais quentes e agradáveis.  Saiba mais sobre como é viajar na baixa temporada no Peru, clicando aqui.

Quer viajar com quem é especialista no Peru e em atender o público brasileiro? Então entre em contato com a equipe da Viagens Machu Picchu e monte seu roteiro personalizado.

Imagen de avatar de Emamania
Emamania