Puno

Puno

Puno é uma destas pequenas cidades cheias de história, expressão cultural e mistérios que transbordam por cada canto. Esta linda cidade está em volta do fascinante Lago Titicaca, também conhecido como o lago navegável mais alto do mundo. A cultura local é um tanto quanto isolada, o que a manteve praticamente intocada de influências do mundo exterior ao longo dos anos, tornando esta a Capital Folclórica do Peru.

De acordo com a mitologia Inca, Manco Capac e Mama Ocllo nasceram no Lago Titicaca, e iniciaram uma jornada pelas montanhas andinas para buscar a terra prometida e estabelecer o império recém-criado.

A região de Puno foi lar das civilizações pré-Inca que, aparentemente, pertenceram às culturas Pucara, Tiahuanaco e Kolla, que datam de 1.400 a.C. Entretanto, Puno teve um papel de maior relevância durante o processo de colonização, uma vez que este era um ponto estratégico entre Cusco, Arequipa, Potosi e La Paz.

Como mencionado anteriormente, esta pequena cidade é reconhecida por sua expressão cultural, aqui você pode encontrar tecidos e artesanatos de alta qualidade, e também pode participar de grandes festivais religiosos, como a festividade da Virgen de la Candelaria. Por estes motivos e por guardar as margens do Lago Titicaca, a cidade recebe cerca de 800.000 turistas por ano, tornando Puno a atração favorita de todo mundo na região dos Andes.

Se você precisa de mais informações para começar a organizar sua viagem por este destino, continue lendo, pois aqui te contamos tudo que você precisa saber!

Clima em Puno

Puno está localizada a 3.830 metros acima do nível do mar, situada na região dos Andes peruanos. Portanto, a cidade de Puno possui o clima mais distintivo da região.

– Estação chuvosa: Começa em janeiro e termina por volta de abril. As temperaturas variam entre 15ºC e 1ºC.

– Estação seca: É considerada a época mais fria do ano, uma vez que as temperaturas podem ir abaixo de 0ºC. As chances de chuva são praticamente nulas ao longo deste período.

No entanto, é válido mencionar que o clima nunca fica extremamente quente em Puno e que a incidência dos raios solares é bastante forte. Para mais informações sobre o clima no Peru, você pode acessar aqui nosso guia especial!

O que fazer em Puno no Peru?

1. Lago Titicaca

É reconhecido como o lago navegável mais alto do mundo, já que está localizado em uma altitude de 3.812 metros acima do nível do mar. O Lago Titicaca tem extensão de 8.372 km², mas somente 44% pertencem ao Peru, enquanto a outra parte está do lado boliviano.

Os habitantes deste famoso local têm mantido sua cultura praticamente intocada pelo restante do mundo. Taquile e Amantani são as maiores ilhas do lado peruano do lago, mas essas não são as únicas atrações dentro desta maravilha natural, uma vez que possui um grupo de 100 ilhas artificiais chamadas de Ilhas Flutuantes de Uros. Saiba tudo sobre o Lago Titicaca neste guia de viagem!

2. Sítio Arqueológico Sillustani

Durante a colonização, muitas estruturas antigas foram destruídas. Felizmente, Sillustani é uma das construções pré-Inca que resistiram ao tempo em Puno. Está localizado em Hatuncolla, 30 quilômetros da chamada Capital Folclórico, cercado pela bela Lagoa Umayu.

Estas estruturas semelhantes a torres são chamadas de “chullpas”, e funcionavam como um cemitério pré-Inca. Estas tumbas teriam pertencido à cultura Kolla, entre os anos 1.450 e 1.200 a.C. Sillustani compreende 80 chullpas, nas quais a comunidade Kolla costumava enterrar suas autoridades junto de seus pertences. A mais alta destas estruturas alcança cerca de 12 metros de altitude.

3. Festival Virgen de la Candelaria

Puno honra seu nome de Capital Folclórica do Peru todos os anos por meio do Festival Virgen de la Candelaria, que é celebrado entre 25 de janeiro e 8 de fevereiro. Esta celebração religiosa foi declarada um Patrimônio Cultural Imaterial pela UNESCO em 2014.

Sem sombra de dúvidas, esta é uma experiência imperdível que tem chamado a atenção de turistas locais e estrangeiros, no qual mais de 180 grupos performam danças e músicas típicas. Aqui você verá mais de 100.000 dançarinos e músicos entregando sua melhor performance para te dar a melhor experiência de sua expressão cultural.

Há tanto para fazer e conhecer em Puno, que fizemos um guia completo sobre os atrativos mais importantes da região. Se você deseja saber mais, confira todos os conteúdos da página (ao lado direito – se você está no computador; à baixo – se você está no celular).

Como chegar a Puno?

Se Puno está em seu roteiro de viagem, certifique-se de conhecer quais são as opções de transporte para esta terra majestosa. Aqui estão algumas recomendações sobre como ir para a Capital Folclórica do Peru:

– De ônibus: Puno é facilmente acessível de ônibus, se você partir de Arequipa, Puno ou Cusco, você terá uma linda experiência pelos Andes peruanos. Se você está viajando a partir de Cusco, certifique-se de fazer a Ruta del Sol, onde você irá conhecer mais das culturas pré-Inca e Inca. Aprenda mais sobre esta experiência aqui!

– De avião: Embora Puno não tenha aeroporto, você pode voar para Juliaca, que está localizada a 1 hora da cidade. Gostaríamos de ressaltar que as passagens de avião são muito mais caras do que as passagens de ônibus. No entanto, se você possui um roteiro apertado, esta opção irá te ajudar a otimizar seu tempo.

– De trem: É possível chegar de trem até esta linda cidade. O Belmond Andean Explorer conecta Arequipa, Puno e Cusco, em um passeio mágico pelos cenários mais fascinantes dos Andes. Saiba mais sobre isso aqui!

Para planejar sua viagem ao Peru, saber quais opções de transporte utilizar é essencial. Para te ajudar a fazer um roteiro ainda mais especial, preparamos guias completos sobre os destinos de nosso país para você saber tudo que precisa!

Viagens Machu Picchu faz questão de te dar as melhores informações e proporcionar tudo que você precisa para ter uma experiência autêntica pelo Peru. Confira nossos pacotes e comece a planejar a viagem da sua vida.

Imagen de avatar de Emamania
Emamania