Trilha Salkantay

a melhor alternativa para a Trilha Inca. Além disso, esta é uma das atividades mais procuradas na região de Cusco, e te levará em uma jornada incrível pelos ecossistemas mais icônicos do Peru. 

Esta trilha não é para iniciantes, já que te leva por altitudes que ultrapassam os 4.600 metros de elevação. Entretanto, se você está disposto a encarar essa aventura, saiba que todo o esforço empreendido no caminho será recompensado a cada passo e a cada paisagem conquistada dia após dia. 

A exuberância da natureza da região muitas vezes te deixará sem palavras. Você passará pelas paisagens montanhosas mais sublimes e ainda irá se aventurar na floresta nublada, na floresta tropical e, então, irá mergulhar na selva densa antes de chegar ao cenário de conto-de-fadas da cidade de Machu Picchu para um merecido descanso.

A maioria das trilhas se iniciam na cidade de Soraypampa, o último local acessível por veículos. A partir deste ponto, a jornada passa a ser feita a pé até chegarmos à imponente Lagoa Humantay, localizada a 4.200 metros acima do nível do mar.

Normalmente, o trajeto leva de 4 a 5 dias, sendo a trilha de 4 dias uma das opções mais procuradas para atividades de aventura. No entanto, a trilha é altamente desafiadora nos primeiros 2 a 3 dias, já que é quase totalmente íngreme, indo morro acima. O ponto mais alto da trilha é a 4.630 metros acima do nível do mar, o que te permite apreciar a majestosa Montanha Salkantay, um dos picos mais altos do Peru, localizada a 6.264 metros de altitude.

Depois deste trecho você irá mergulhar profundamente na selva peruana, cercado pela fauna e flora autêntica da região, esta é, definitivamente, uma trilha que entrega muito àqueles que se atrevem a fazê-la. Depois de ter passado pela floresta densa, as águas calmantes e quentes das Fontes Termais de Cocalmayo te esperam para aliviar seu cansaço.

Depois de renovar a sua energia, a trilha continua pela Hidroelectrica, seguindo os trilhos rodeados pelo rio Vilcanota até chegar à tão conhecida cidade de Aguas Calientes. No caminho, você terá um vislumbre das imponentes montanhas da selva peruana, cercadas pela linda flora da região.

Assim que chegar em Aguas Calientes, aproveite para descansar e aproveitar um pouco desta famosa cidade turística, antes de seguir para a estrela deste roteiro: Machu Picchu. Para saber mais sobre esta cidadela Inca, confira nosso guia informativo e otimize seu tempo!

Clima na Trilha Salkantay

A Trilha Salkantay passa pelos Andes peruanos imponentes e pela floresta alta, o que significa que esta região é marcada pelas seguintes características em duas estações:

– Estação chuvosa: Tem início em dezembro terminando em abril, estes são considerados os meses mais chuvosos do ano. Fortes tempestades de chuva são esperadas na região e as temperaturas variam entre 15ºC e 5ºC.

– Estação seca: É considerado o período mais frio do ano e ocorre entre maio e outubro. As temperaturas podem ir abaixo de 0ºC durante a noite, mas ficam bem quentes durante o dia, alcançando os 18ºC quando se está sob a luz direta do sol. 

Se você realizar a Trilha Salkantay até Machu Picchu durante a estação chuvosa ou de seca, você terá uma experiência autêntica. Tenha em mente que durante a estação chuvosa, a trilha fica enlameada e bastante úmida. 

Entretanto, o clima na floresta alta tende a mudar drasticamente e, às vezes, pode chover em alguns momentos ao longo do ano. As temperaturas ficam bem mais quentes ao descer para Aguas Calientes. Para saber mais sobre o clima no Peru, leia nosso guia informativo

O que veremos?

1. Laguna Humantay

Os corpos d’água no planalto peruano, sem sombra de dúvidas, são maravilhosos, mas a Laguna Humantay supera a todos, devido à sua coloração turquesa autêntica produzida por microalgas e pela concentração de minerais nas águas.

A Lagoa Humantay está localizada a 4.200 metros acima do nível do mar, cercada pela bela montanha nevada Humantay. Este cenário dos sonhos está situado a 120 quilômetros da cidade de Cusco, em Soraypampa.

Leva cerca de 2 horas para chegar à lagoa partindo desta pequena cidade, a trilha é considerada um tanto quanto desafiadora, mas vale a pena cada esforço. Para aqueles que estão fazendo a Trilha Salkantay, esta é a primeira maravilha natural a ser visitada. Saiba mais sobre a Laguna Humantay aqui!

2. Montanha Salkantay

Esta famosa montanha nevada está localizada dentro da cadeia de montanha Vilcabamba na região dos Andes peruanos, a 6.264 metros acima do nível do mar, fazendo deste um dos picos mais altos do Peru.

De acordo com historiadores, o nome Salkantay significa “Montanha Selvagem” em quéchua. Este era um monte sagrado para os Incas, uma vez que este povo a reconhecia como um de seus Apus, que eram protetores espirituais de seu povo e natureza.

Poucas pessoas alcançaram seu cume, sendo os suíços Bronimann e Marx as primeiras pessoas documentadas a escalar esta imponente montanha nevada. Entretanto, mais tarde, em 1978, a montanhista italiana, Consuelo Bonadiel, foi a primeira mulher a escalar até o topo de Salkantay.

3. Fontes Termais de Cocalmayo

No coração da selva peruana encontram-se as fontes termais mais relaxantes da área, um ponto para descanso para aqueles que vêm da exaustiva Trilha Salkantay. Estas fontes termais estão localizadas no distrito de Santa Teresa, a poucos quilômetros da cidade de Machu Picchu.

O local compreende três piscinas com temperaturas que variam de 30ºC a 44ºC. Acredita-se que estas fontes possuem propriedades curativas, devido às águas ricas em minerais. Os Banhos Termais de Cocalmayo são visitados por muitos locais e viagens estrangeiros, e muitos deles usam estas piscinas com o intuito de tratar artrites, osteoporose, ossos quebrados, músculos doloridos e outras condições.

4. Aguas Calientes

Também conhecida como Machu Picchu Pueblo, esta pequena cidade é o ponto de partida para a maioria dos tours guiados para Machu Picchu e é o local de desembarque daqueles que fazem a rota de trem partindo de Cusco ou do Vale Sagrado dos Incas.

Aguas Calientes está localizada na província de Urubamba, aos pés da cidadela de Machu Picchu. Esta cidade é, principalmente, turística e compreende hotéis de luxo ou standard, além de bares, restaurantes, cafeterias e mais.

A cidade é reconhecida pela exuberante natureza e pelo cenário autêntico, já que é cercada por montanhas imponentes e é dividida pelo rio Aguas Calientes. Além de Machu Picchu, existem muitas outras atividades para fazer em Machu Picchu Pueblo, como, por exemplo:

– Jardines de Mandor

Esta Reserva Ecológica está localizada a 3,5km de Aguas Calientes, aos pés da Montanha Huayna Picchu. Os Jardins de Mandor estão abertos desde os anos 1960 e exibe a singularidade da natureza na região, onde diferentes espécies de orquídeas roubam a cena e dão um show.

– Museu Machu Picchu

Também conhecido como Museo de Sitio Manuel Chavez Ballon, está localizado a minutos de distância de Machu Picchu Pueblo. Este museu oferece um vislumbre sobre como a vida era em Machu Picchu, assim como informações sobre a estrutura da Cidadela Inca.

Se você ficou interessado sobre outras opções do que fazer em Aguas Calientes, então confira nosso guia de viagem para este destino e saiba muito mais.

Mal de Altitude: Como prevenir e lidar com isso

Devido à alta elevação desta trilha, alguns viajantes podem sentir desconfortos causados pelo Mal de Altitude, como enjoos, dores de cabeça, tontura, falta de ar e cansaço. Por isso, destacamos a importância de estar fisicamente preparado e aclimatado antes de se comprometer com esta atividade.

Esta situação pode acometer pessoas que não estão acostumadas com altitude e viajam para lugares que ultrapassam os 2.500 metros de elevação. Todas as excursões começam a partir da cidade de Cusco, que está situada a 3.399 metros acima do nível do mar, e estes sintomas podem atingir indivíduos que chegam a Cusco de avião vindos de destinos de baixa altitude.

Pensando nisso, resolvemos criar uma lista de dicas e recomendações para que você se previna e saiba lidar com isso, caso seja acometido pelos sintomas mencionados:

– Mantenha-se hidratado. Água é o melhor aliado para lutar e prevenir esta condição.

– Evite álcool e fumar a todo custo. Álcool desidrata, e fumar pode piorar ou encurtar a respiração. 

– Coma alimentos leves, mas calóricos. Altas altitudes aumentam a necessidade de combustível, pois você fica desidratado e queima carboidratos mais rápido. 

– Beba o chá ou mastigue folhas de Coca. Esta é uma planta medicinal dos Andes, conhecida por ajudar a aliviar qualquer sintoma causado pela altitude e melhorar a aclimatização.

– Vá com calma. Não se comprometa com uma atividade fisicamente exigente nos primeiros 2-3 dias após a chegada. E quando estiver caminhando, não se esqueça que a calma é essencial para a contemplação!

– Como uma medida de prevenção, você pode comprar alguns remédios, como Diamox ou “Soroche” em qualquer farmácia em Cusco, entretanto, recomendamos fortemente que você consulte um médico antes de usá-los.

Onde reservar a Trilha Salkantay?

Se você está disposto a viver esta aventura, saiba que é necessário saber de algumas coisas antes de se aventurar na selva peruana. Por isso, aqui estamos para te ajudar a organizar sua viagem.

Enquanto você está procurando pelo melhor operador de tours para te levar pela Trilha Salkantay, você cruzará por diferentes empresas, muitas destas com preços baixos e acessíveis e algumas outras com faixas de preços que irão deixar alguns assustados.

Entretanto, queremos ser totalmente honestos com você, nem sempre a opção mais barata é a melhor. Lembre-se que você receberá o serviço pelo qual pagou, nada mais e nada menos. Além disso, ter uma sensação de segurança deve ser o objetivo principal aqui, tenha em mente que a trilha ultrapassa os 4.600 metros de altitude pelas localizações mais remotas.

Pensando nisso, recomendamos que você faça uma ótima pesquisa para encontrar a empresa certa, que oferece credibilidade e conforto. E sabemos que pesquisar por operadores pode ser um tanto quanto tedioso, mas você não precisa fazer isso sozinho, pois contratando uma agência de turismo local você pode ter toda esta tensão aliviada!

Além disso, uma agência de viagens estará disponível a qualquer momento para esclarecer qualquer questão que você tenha e, principalmente, para te assistir 24h por dia. Para mais informações, entre em contato conosco!

O que levar para Trilha Salkantay?

Embora muitos operadores incluam acampamento e equipamento de cozinha, existem algumas coisas que você deve levar para sua aventura. Aqui listamos alguns dos itens essenciais para a sua experiência na Trilha Salkantay:

– Proteção do Sol. Certifique-se de trazer um protetor solar forte, chapéu e óculos de Sol com você para esta aventura. O Sol fica bastante intenso em altas elevações, e você não gostaria de caminhar por 5 dias com queimaduras solares. 

– Roupas de trekking. Evite trazer camisas de algodão, pois estas absorvem a umidade, considere trazer roupas para vestir em camadas, shorts de trekking, calças e camisetas.

– Capa de chuva ou poncho. No caminho há possibilidade de passar por chuvas, especialmente durante a estação chuvosa.

– Tênis de caminhada. Este é um item que deve estar na mala de todo trilheiro, lembre-se de que seus pés serão seu principal meio para atravessar este trajeto e precisam estar confortáveis e seguros.

– Meias térmicas e de caminhada. É importante trazer ao menos dois pares de cada uma, as temperaturas ficam bastante frias à noite e pela manhã cedo.

– Toucas e golas para pescoço. Estes são os itens principais para se proteger das temperaturas congelantes, especialmente se viajar durante a estação seca.

– Bastões de trilha. Para caminhadas longas e difíceis, certifique-se de trazer este equipamento com você. 

– Garrafa d’água ou bolsas de hidratação. Lembre-se que altas elevações causam desidratação. Beber água é a melhor forma de evitar o mal de altitude pela trilha.

– Passaporte. Há um ponto de verificação no início da trilha, onde irão solicitar sua identificação pessoal, o mesmo ocorre chegando em Machu Picchu. Sempre leve sua identificação pessoal com você!

– Remédio para os males da altitude. Certifique-se de trazer pílulas de diamox ou soroche para prevenir. 

– Câmera. Por favor, não se esqueça deste item para eternizar suas memórias!

Estes são alguns dos itens que você deve levar com você a todo custo em sua aventura pela Trilha Salkantay. Entretanto, você pode achar alguns destes em lojas em Cusco ou até mesmo alugá-los, para não trazer peso extra de sua casa.

A Viagens Machu Picchu faz questão de providenciar tudo que você precisa para ter uma experiência autêntica e segura por nossas terras. Confira nossas ofertas especiais na aba Pacotes e comece a planejar as melhores aventuras pelo Peru!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *